O verde, amarelo e vermelho são as cores da bandeira da Etiópia, onde aparecem com os mesmos significados para os rastafári.
As cores representam tanto valores matérias como os espirituais. O físico no verde representa à Terra-Mãe, a natureza, fauna, flora, exuberantes tanto na Jamaica quanto no Brasil, fonte de vida e prosperidade, aquela que é provedora de abrigo e alimento, já no campo espiritual representa a esperança
A cor vermelha, simboliza a triunfante igreja dos Rastafari, representando também o sangue derramado durante a escravidão. O preto, representa a cor dos africanos, dos quais descendem 98% dos Jamaicanos. Já a cor amarela representa a abundância de minérios presentes na Etiópia.
Além desse significados o amarelo e vermelho possuem outros significados como a paz, a Igreja como força social de união entre os povos, o poder como capacidade de realização das metas e de transformar sonhos em realidade e a fé, que mantém a persistência rumo a um objetivo.
Informações retiradas do site surforeggaee.ig.com.br.
SIGNIFICADOS
Quanto à música, a cultura rastafari é fortemente marcada e identificada com o reggae, que primeiramente foi tocado nas montanhas, chamando-se Nyabinghy (Liberdade). Traduzindo um sentimento de liberdade, a música era tocada somente por tambores e cantada. Com o passar dos tempos, foram surgindo outros ritmos e daí as variações do reggae. O mais conhecido é o reggae roots ou reggae de raiz, no qual o mais importante é o sentimento. Não há regras, cada um compõe como quiser, dependendo unicamente da inspiração individual. Entretanto, o tema das músicas sim, na sua grande maioria, fala de paz, união e amor. |
http://www.geocities.com/thetropics/shores/4672/abertura.htm