O QUE É CAPOEIRA?
A MELHOR DEFINIÇÃO SOBRE CAPOEIRA É DADA POR MESTRE DECÂNIO (CAPOEIRA DA BAHIA, http://paginas.terra.com.br/esporte/capoeiradabahia), SEGUNDO O QUAL "A CAPOEIRA BAIANA É UM PROCESSO DINÂMICO, COREOGRÁFICO, DESENVOLVIDO POR 2 (DOIS)" PARCEIROS, CARACTERIZADOS PELA ASSOCIAÇÃO DE MOVIMENTOS RITUAIS, EXECULTADOS EM SINTONIA COM O RITIMO IJEXÁ REGIDO PELO TOQUE DO BERIMBAU, SIMULANDO INTENÇÕES DE ATAQUE, DEFESA E ESQUIVA, AO MESMO TEMPO EM QUE EXIBE HABILIDADE, FORÇA E AUTOCONFIANÇA, EM COLABORAÇÃO COM O PARCEIRO DO JOGO, PRETENDENDO CADA QUAL DEMONSTRAR SUA SUPERIORIDADE SO BRE O COMPANHEIRO. O COMPLEXO COREOGRÁFICO SE DESENVOLVE A PARTIR DUM MOVIMENTO BÁSICO DENOMINADO DE GINGADA DO QUAL SURGEM OS DEMAIS NUM DESENRROLAR APARENTEMENTE ESPONTÂNEO E NATURAL, PORÉM COM UM OBJETIVO DISSIMULADO DE OBRIGAR O SEU PARCEIRO A ADMITIR A PRÓPRIA INFERIORIDADES.
DENTRE AS CARACTERÍSTICAS MAIS IMPORTANTES DA CAPOEIRA, DESTACAMOS A LIBERDADE DE CRIAÇÃO, A ESTRITA OBEDIÊNCIA AOS RITUAIS, A PRESERVAÇAO DAS TRADIÇÕES, O CULTO AOS ANTEPASSADOS E O RESPEITO AOS 'MAIS VELHOS' COMO REPOSITÓRIO DA SABEDORIA COMUNITÁRIA".
Fonte: CAPOEIRA arte marcial brasileira.
A CAPOEIRA EM ESPERANÇA TEVE SEU PERIODO DE OURO COM O GRUPO SUASSUNA MESTRE JAILTON (NEGO JAIR), DEPOIS VEIO O GRUPO GINGA BAIANA MESTRE LUCIANO, PROFESSOR DANIEL E PROFESSOR REGINALDO.
PASSANDO UM TEMPO ESQUECIDA POR SEUS PRATICANTES A CAPOEIRA EM ESPERANÇA PASSOU A SER PRATICADA POR ALGUNS AMANTES DESSA ARTE ISOLADAMENTE.
POR POUCO A CAPOEIRA EM ESPERANÇA NÃO CAIU DEFINITIVAMENTE NO ESQUECIMENTO DOS NOSSOS PRATICANTES.
EM JANEIRO DE 2012 O GRUPO CULTURAL QUERO MAIS, ADOTOU NAS SUAS ATIVIDADES A CAPOEIRA, COM A PREOCUPAÇÃO DESSA CULTURA NÃO ACABAR NO NOSSO MUNICIPIO.
HOJE O ALUNO NEGUINHO (INSTRUTOR DE CAPOEIRA), O ALUNO MINININHO (INSTRUTOR DE CAPOEIRA) DA AULA VOLUNTARIAMENTE, PODEMOS DIZER QUE ESPERANÇA TEM CAPOEIRA SIM SENHOR, ESTIMULANDO CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS A PRATICAR A CAPOEIRA.
HOJE A CAPOEIRA QUERO MAIS É REALIDADE E SE DEPENDER DO GRUPO CULTURAL QUERO MAIS ESSA CULTURA JAMAIS SERÁ ESQUECIDA.
"AXÉ CAPOEIRA QUERO MAIS"
Fonte: GRUPO CULTURAL QUERO MAIS
NOSSAS CONTADORAS DE HISTORIAS OU NA LINGUAGEM AFRICANA "GRIÔ"
DA ESQUERDA PARA A DIREITA: DONA ROMANA, DONA ZEFINHA, DONA CIÇA E DONA NEVE.
COMO TEMOS QUE VIVER O PRESENTE TAMBÉM TEMOS QUE CONHECER NOSSO PASSADO, A MELHOR MANEIRA ERA AS HISTORIAS QUE NOSSOS AVÔS NOS CONTAVAM, ESSA TRADIÇÃO ESTA BEIRANDO A EXTINÇÃO, MAIS AINDA EXISTEM PESSOAS QUE NÃO PERDEU O COSTUME DE CONTAR COMO ERA TÃO BOM VIVER NA ESPERANÇA DE ANTIGAMENTE.
VAMOS VALORIZAR O PRESENTE, RESPEITANDO AS COISAS BOAS DO PASSADO.
FONTE: GRUPO CULTURAL QUERO MAIS