BUMBA-MEU-BOI
Ocorre
em todo o Brasil, sendo o Nordeste apontado como seu nascedouro. Com variações
significativas de nome, adereços, músicas, ritmo, dança... mas o enredo é
sempre o mesmo: "Catirina grávida deseja comer a língua do boi do
Capitão". O Estado do Maranhão é quem se destaca nessa manifestação folclórica, Existem mais de 200 bumbas-meu-boi distribuidos nos sotaques (tipos) de orquestra, matraca, pandeirão, zabumba e costa de mão. O estado do maranhão exportou essa brincadeira para o Estado do Amazonas que com o processo de aculturação transformo-se no boi bumbá. dessa forma, segundo pesquisas a origem do boi bumbá é do bumba-meu-boi do Maranhão.
FESTAS JUNINAS
FESTAS JUNINAS
LITERATURA DE CORDEL
O PERNAMBUCANO GILBERTO FREYRE REPRESENTA UM MARCO NA HISTÓRIA DO BRASIL DEVIDO AO SEU LIVRO CASA-GRANDE E SENZALA QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DOS ESCRAVOS PARA A FORMAÇÃO DO PAÍS E QUE BRANCOS E NEGROS SÃO ABSOLUTAMENTE IGUAIS.
NA BAHIA NASCEU UM DOS PRIMEIROS ESCRITORES DE DESTAQUE NO PAÍS. TRATA-SE DE GREGÓRIO DE MATOS, INTEGRANTE DA ESCOLA BARROCA.
O PARAIBANO ARIANO SUASSUNA NA DÉCADA DE 70 O MOVIMENTO ARMORIAL, UMA INICIATIVA DE REUNIR ELEMENTOS DA CULTURA NORDESTINA EM PROL DA FORMAÇÃO DE UMA ARTE ERUDITA GENUINAMENTE BRASILEIRA. DESSA INICIATIVA SURGIRAM OBRAS COMO O AUTO DA COMPARECIDA E O SANTO E A PORCA, AMBOS DE SUASSUNA.
NO CEARÁ, PATATIVA DO ASSARÉ SURPREENDEU POR SEUS VERSOS COMPLEXOS QUE SEGUIAM FORMAS METRIFICADAS SEMELHANTE AOS VERSOS DE CAMÕES. A LITERATURA DE CORDEL É BASTANTE DIFUNDIDA NA REGIÃO, SENDO O PARAIBANO LEANDRO GOMES DE BARROS UM DOS MAIORES AUTORES DO GÊNERO.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.