GRUPO CULTURAL QUERO MAIS - BATUCADA




 Batucada também chamada de batuque em algumas localidades. A princípio eram reuniões de negros para cantar e dançar, chamado também de Tambor de crioula no Maranhão.

O Batuque de roda era feito pelos angolanos e congoleses, formavam uma roda e no centro ficava o cantador que usava aumbigada para chamar o substituto, usavam atabaques e palmas como percussão, é semelhante ao Cucumbi ou Jongo, o mais provável é que o costume tenha vindo da África onde é encontrado o Batuque de Cabo Verde.

Alguns pesquisadores afirmam que a batucada é a parte profana do Batuque religião e do Candomblé, o ato de batucar, outros afirmam que as duas palavras tem o mesmo significado. Era acompanhada por instrumento de percussão muitos oriundos daÁfrica e de seus ritmos religiosos do candomblé, sendo que muitos instrumentos eram improvisados de utensílios domésticos como o prato, frigideira e faca, até hoje usados nas baterias das escolas de samba, usava-se instrumentos de corda comocavaquinho e violão, e também outros como chocalho e pandeiro.
Quando não tinham instrumentos, músicos improvisavam nos botecos a batucada de mesa, batucavam na mesa, em garrafas, copos, caixas de fósforos, com talheres.



Existe também a batucada de lata onde meninos se utilizam de latas de qualquer tamanho como instrumento de percussão.


fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.