CULTURA POPULAR NORDESTINA



BUMBA-MEU-BOI


Ocorre em todo o Brasil, sendo o Nordeste apontado como seu nascedouro. Com variações significativas de nome, adereços, músicas, ritmo, dança... mas o enredo é sempre o mesmo: "Catirina grávida deseja comer a língua do boi do Capitão". O Estado do Maranhão é quem se destaca nessa manifestação folclórica, Existem mais de 200 bumbas-meu-boi distribuidos nos sotaques (tipos) de orquestra, matraca, pandeirão, zabumba e costa de mão. O estado do maranhão exportou essa brincadeira para o Estado do Amazonas que com o processo de aculturação transformo-se no boi bumbá. dessa forma, segundo pesquisas a origem do boi bumbá é do bumba-meu-boi do Maranhão. 


FESTAS JUNINAS





      O São João é sem dúvida o festejo mais comum na região. Campina Grande e Caruaru disputam o título de maior São João do mundo: em ambas as cidades os festejos duram o mês de junho inteiro. Outras cidades, como Aracaju, Juazeiro do Norte, Mossoró, Teresina e Patos possuem comemorações mais modestas (cerca de quinze dias), e disputam o título de terceira maior festa. Os fogos são uma das principais atrações. Os mais conhecidos são a Estrelinha, o Marcianito e os fogos de Artifício. Além dos devários fogos temos a dança, como a Quadrilha e o Forró



LITERATURA DE CORDEL



     O PERNAMBUCANO GILBERTO FREYRE REPRESENTA UM MARCO NA HISTÓRIA DO BRASIL DEVIDO AO SEU LIVRO CASA-GRANDE E SENZALA QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DOS ESCRAVOS PARA A FORMAÇÃO DO PAÍS E QUE BRANCOS E NEGROS SÃO ABSOLUTAMENTE IGUAIS.

     NA BAHIA NASCEU UM DOS PRIMEIROS ESCRITORES DE DESTAQUE NO PAÍS. TRATA-SE DE GREGÓRIO DE MATOS, INTEGRANTE DA ESCOLA BARROCA. 
O PARAIBANO ARIANO SUASSUNA NA DÉCADA DE 70 O MOVIMENTO ARMORIAL, UMA INICIATIVA DE REUNIR ELEMENTOS DA CULTURA NORDESTINA EM PROL DA FORMAÇÃO DE UMA ARTE ERUDITA GENUINAMENTE BRASILEIRA. DESSA INICIATIVA SURGIRAM OBRAS COMO O AUTO DA COMPARECIDA E O SANTO E A PORCA, AMBOS DE SUASSUNA.
     NO CEARÁ, PATATIVA DO ASSARÉ SURPREENDEU POR SEUS VERSOS COMPLEXOS QUE SEGUIAM FORMAS METRIFICADAS SEMELHANTE AOS VERSOS DE CAMÕES. A LITERATURA DE CORDEL É BASTANTE DIFUNDIDA NA REGIÃO, SENDO O PARAIBANO LEANDRO GOMES DE BARROS UM DOS MAIORES AUTORES DO GÊNERO.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.